São Thomé das Letras - MG

Home / Destinos / Minas Gerais - MG / São Thomé das Letras - MG

São Tomé das Letras

São Tomé das Letras é um município do estado de Minas Gerais.

Seu nome deve-se a uma lenda sobre o suposto encontro no final do século XVIII de uma estátua de São Thomé em uma gruta por João Antão, um escravo fugido de João Francisco Junqueira, juntamente com uma carta de escrita perfeita.

Turismo:

Seu ar rústico, típico do interior de Minas Gerais, e sua localização montanhosa e elevada a 1 440 metros acima do nível do mar (permitindo a observação de praticamente toda a região ao redor) fazem com que a cidade seja destino preferido de muitos turistas entusiastas da natureza e de gentes ligadas às artes em geral. A cidade também atrai visitantes em busca de supostas aparições de ovnis na cidade.

Existem diversas opções de visita obrigatória, como a Gruta São Tomé, Gruta do Carimbado, Casa da Pirâmide, formações rochosas (a Pedra da Bruxa é a mais famosa), as cachoeiras Eubiose, Véu de Noiva, Paraíso, Lua, Antares entre outras, e corredeiras como Shangri-lá, Sobradinho e inúmeras outras em toda região.

Alguns acreditam que São Tomé seja um dos sete pontos energéticos da Terra, o que atrai, para o lugar, místicos, sociedades espiritualistas, científicas e alternativas, o que dá razão a outro nome da cidade: "Cidade Mística.

 

Centro de São Thomé das Letras: 

O centrinho de São Tomé é formado basicamente pela praça da igreja matriz e as ruas do entorno, onde há diversos restaurantes, bares e lojinhas com muitos objetos legais, desde roupas, pedras, duendes, chapéu de bruxa e lembranças e objetos de decoração feitos com a pedra de São Tomé.

É um passeio gostoso, entrar nas lojas, conversar com as pessoas, comprar algo legal. E por ser o local que concentra a maior parte dos restaurantes, já anote as dicas dos melhores lugares para comer em São Tomé das Letras.

A Casa da Pirâmide:

A Casa da Pirâmide é um dos principais pontos turísticos de São Tomé e um dos melhores lugares para estar na hora do pôr do sol. Acredita-se que é um dos momentos mais propícios para ver duendes, gnomos, bruxas, extraterrestres ou até mesmo ser abduzido ou transportado para outra dimensão.

Outros pontos turísticos de São Tomé próximos à Casa da Pirâmide são o Mirante Antônio Rosa, a Pedra da Bruxa e o Cruzeiro. Estão todos localizados na parte sul da cidade, bem próximos à Praça com a estátua do Santo.

 Cachoeiras:

Algumas das principais cachoeiras e corredeiras d'água do município são:

  • Cachoeira da Lua
  • Vale das Borboletas
  • Floresta dos Duendes
  • Cachoeira Véu da Noiva
  • Cachoeira Antares
  • Cachoeira da Eubiose
  • Cachoeira do Flávio
  • Corredeira Xangrilá
  • Cachoeira Paraíso
  • Cachoeira dos Sonhos
  • Cachoeira da Chuva